O QUE É?
SINTOMAS?
COMO SE AVALIA?
FORMAS DE TRATAMENTO?
O glaucoma é uma doença que afecta o nervo óptico. É a causa mais frequente de cegueira irreversível a nível mundial. Não dá sintomas até fases muito avançadas da doença, pelo que muitos doentes são diagnosticados já com perda de visão considerável. A chave é conseguir fazer um diagnóstico precoce através de exames oftalmológicos regulares. O tratamento deve ser individualizado para cada doente, podendo incluir gotas, laser e/ou cirurgia.
Pode saber mais sobre o glaucoma no vídeo.
O QUE É?
COMO SE TRATA?
QUANDO OPERAR?
QUE CUIDADOS TER APÓS A CIRURGIA?
A catarata é a opacificação de uma lente natural do olho que ocorre com o envelhecimento. O seu tratamento requer cirurgia, mas o momento ideal e o tipo de cirurgia depende de cada doente.
Pode saber mais sobre a catarata, a cirurgia e a sua recuperação no vídeo.
QUANDO OPERAR?
COMO FUNCIONA?
QUAIS AS COMPLICAÇÕES?
QUE CUIDADOS TER APÓS A CIRURGIA?
A trabeculectomia é a cirurgia mais frequente em doentes com glaucoma. No entanto, não é a melhor opção cirúrgica para todos os tipos de glaucoma. É importante conhecer como funciona, quais as complicações mais frequentes que podem surgir e como é a recuperação após a cirurgia.
Pode saber mais sobre a trabeculectomia no vídeo.
QUANDO OPERAR?
O QUE SÃO?
COMO SE COLOCAM?
QUE CUIDADOS TER APÓS A CIRURGIA?
Os dispositivos de drenagem (também chamados de válvulas ou tubos) são uma opção cirúrgica para o glaucoma. Habitualmente são usados em fases mais avançadas, muitas vezes após outras cirurgias. No entanto, alguns doentes podem ter indicação para esta cirurgia em fases mais iniciais. É importante conhecer como funcionam, as possíveis complicações e como é a recuperação após a cirurgia.
Pode saber mais sobre os dispositivos de drenagem no vídeo.
QUANDO TEM INDICAÇÃO?
QUAIS AS VANTAGENS?
QUAL A TAXA DE SUCESSO?
É DOLOROSO?
A trabeculoplastia selectiva laser (SLT) é uma opção de primeira linha para tratamento de glaucoma em muitos doentes. Quando eficaz, pode reduzir ou eliminar a necessidade de aplicar gotas e pode atrasar a indicação para a cirurgia.
É importante conhecer como funciona, como é realizado e como é a recuperação após o laser.
Pode saber mais sobre o laser SLT no vídeo.
INDICADO EM QUE TIPOS DE GLAUCOMA?
QUANDO DEVE SER REALIZADO?
COMO FUNCIONA?
A iridotomia é um procedimento realizado com laser em ambiente de consulta. É necessário, por exemplo, em situações de ângulo estreito ou no glaucoma de ângulo fechado. É um procedimento rápido e seguro. É, contudo, importante conhecer como funciona, que complicações podem surgir e como é a recuperação após o laser.
Pode saber mais sobre a iridotomia no vídeo.
PARA QUE SERVEM?
QUANDO HÁ INDICAÇÃO?
QUAIS SÃO OS RISCOS?
É DOLOROSO?
As injecções intravítreas servem para administrar medicamentos dentro do olho. Têm indicação em múltiplas doenças, sobretudo aquelas em que há saída de líquido dos vasos para a retina, o que leva a perda de visão.
É um procedimento rápido e seguro. É importante conhecer como se realiza e estar alerta para possíveis complicações.
Pode saber mais sobre as injecções intravítreas no vídeo.