glaucoma e hipertensão ocular

Tratamento médico e cirúrgico de casos de hipertensão ocular, glaucoma de ângulo aberto, ângulo estreito e glaucoma de ângulo fechado, e casos de glaucoma pós-cirúrgico ou pós-traumático.
Cirurgia com técnicas clássicas, como a trabeculectomia, ou técnicas acompanhadas da introdução de implantes de drenagem.
Laser incluindo trabeculoplastia selectiva laser (SLT), iridotomia e iridoplastia.

Ver vídeos

CATARATA

Cirurgia de catarata com colocação de vários tipos de lentes intraoculares (monofocais, tóricas e multifocais), de acordo com as características de cada utente.

Ver vídeos

CATARATA

Cirurgia de catarata com colocação de vários tipos de lentes intraoculares (monofocais, tóricas e multifocais), de acordo com as características de cada utente.

Ver vídeos

outras doenças da oftalmologia de adultos

Degenerescência macular da idade

A DMI é uma doença associada à idade que afecta sobretudo a visão central. Pode manifestar-se inicialmente por manchas ou percepção de ver as coisas tortas e, numa fase posterior, pode impedir a visão de coisas mais simples, como as horas no relógio ou até as caras das pessoas.
Existem formas precoces (menos graves) e formas avançadas (mais graves). Dentro das mais graves, existe uma variante “seca” e uma variante “húmida”, onde há crescimento de vasos sanguíneos anómalos que libertam líquido para a retina, o que conduz a perda de visão.
Contudo, esta perda pode ser reversível se o tratamento for precoce, havendo a remoção desse líquido da retina. Habitualmente o tratamento é com injecções intravítreas. Numa fase avançada pode haver cicatrização da retina e a perda da visão ser irreversível.

Oclusão venosa da retina

A oclusão venosa da retina, vulgarmente chamada de “trombose”, consiste num coágulo que entope uma veia da retina e pode acontecer devido a doenças do corpo que não sejam conhecidas ou estejam menos bem controladas, como por exemplo a hipertensão arterial ou o colesterol elevado.
A oclusão venosa da retina causa hemorragias no interior do olho e pode levar a perda de visão. Estas complicações devem ser identificadas e tratadas atempadamente. O laser da retina e as injecções intravítreas são duas das formas de tratamento.

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética pode surgir em qualquer doente com Diabetes Mellitus, e é a principal causa de cegueira em pessoas em idade activa. A Diabetes Mellitus pode danificar os vasos da retina, que passam a libertar substâncias para o interior do olho, o que pode levar a perda de visão. Todos os doentes com Diabetes Mellitus devem ser avaliados anualmente para verificar se há atingimento ocular.
A perda visual significativa é prevenível se identificada precocemente e o tratamento for iniciado atempadamente. Além do melhor controlo glicémico, o tratamento pode consistir em laser da retina, injecções intravítreas ou outras cirurgias.

isabel Gouveia

Vila Nova de Gaia

Encontrei no Dr. João um ser humano muito especial, um excelente profissional e um amigo inesperado. Não há palavras para demonstrar toda a minha gratidão pela sua ajuda, atenção e disponibilidade.

joAQUIM carvalho

São Cosme do Vale

O Dr. Breda tem entre muitas qualidades, duas que eu destaco: competência enquanto profissional e enormes qualidades humanas enquanto pessoa.

JOSEFA PEDRO

Maia

O Professor João Breda é a autêntica âncora da minha visão. Na verdade, ele é um Médico competente, atualizadíssimo e presente. Não são palavras de circunstância, mas sim, cimentadas em consultas e em momento operatório.

Maria Jácome

Maia

O Dr João Breda é muito competente e atencioso. Tudo correu pelo melhor nas duas cirurgias.

DOENçASVíDEOS